terça-feira, 12 de maio de 2009

TUDO SE FAZ POSSIVEL

O homem as vezes insiste em dizer que certos projetos são impossíveis. Mas aparecem pessoas que provam que quando se tem objetivo e percistencia, os sonhos se tornam realidade. As tecnologias fazem-se presentes em nossas vidas porém deixam do lado de fora inúmeras pessoas que não tem oportunidade de inserir-se neste contexto. A escola é um veículo importante para mediar este conhecimento e diminuir assim o número de analfabetos digitais que temos em nossa sociedade.

3 comentários:

  1. Miriam, concordo com o que você falou, principalmente, quando diz que é a escola o lugar para se diminuir os analfabetos digitais, pois aqui na zona rural, é so na escola que os alunos têm acesso a computadores e principalmente a Internet.

    ResponderExcluir
  2. Quando se coloca atecnologia como aliada ao peocesso ensino aprendizagem em nenhum momento podemois subestimar a presença do professor como mediador desse processo. O analfabetismo digital é uma consequencia da má distribuição distribuição de renda ou de informação em nosso pais. Morar no interior nao pode ser a berreira para que nosso aluno nao tenha acesso a essa ferramenta, mas nao basta comente garantir o acesso, como algo atipico ou fugaz do seu dia a dia, mas inserir essa tecnologia no contexto do aluno com naturalidae, e usar essa tecnologia na sua melhoria de vida. Casas com parabolica e com patentes, casas com acesso a telefonia movel, mas que tomam agua contaminada e por ai se vai. O analfabetismo digital não é um fato recente, mas o analfabetismo e a exclusao social é algo totalmente enraizado em nosso dia dia.

    ResponderExcluir
  3. Em realidades como a nossa, situada no meio rural, podemos perceber o quanto é importante o acesso a tecnologias ser oferecido na escola, principalmente o computador conectado a internet.
    É emocionante acompanhar a alegria das crianças quando estão diante do mesmo "descobrindo" um mundo que para eles não existia nem na imaginação.

    ResponderExcluir