terça-feira, 18 de agosto de 2009

MAPA CONCEITUAL


Esboço da sequência de conteúdos a serem trabalhados com a 5ª série, na disciplina de matemática.
Espera-se que ao concluir o estudo do mesmo, os educandos tenham condições de resolver as diferentes situações problema propostas. envolvendo o conteúdo em questão.

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Foi-se o tempo em que dizíamos: há se eu tivesse acesso!
Nos dias atuais, penso que falta-nos tempo, conhecimento, oportunidades como essa (cursos) para que possamos ver tudo que está aí. Até conhecemos, mas muitas vezes não sabemos como usar, não tiramos o tempo, pois nossa vida é corrida, precisamos dar conta de muitos conceitos (conteúdos) em nossas disciplinas.
Algumas décadas atrás, mal se tinha um radinho a pilha em nossa casa, e quem tinha já era "bem de vida".
Com o passar dos anos veio a TV, os jornais escritos começaram a circular tímidos, mensalmente, hoje, diariamente na porta de nossas casas, é só querer.
Dentre essas mídias vem sem usado o computador, simples no início, hoje sem internet para navegar mundo afora, parece que já está ultrapassado.
Parte de nossos alunos dominam muito mais essas tecnologias do que nós mesmos.
Então resta-nos levar para dentro da sala de aula, e aproveitar da melhor maneira possível essas mídias que estão a nossa disposição, pois com certeza podemos usá-las à nosso favor, tendo-as como aliadas para trabalharmos de diferentes formas os conceitos de cada disciplina. Sem esquecer que não são todos que tem acesso a elas. Para alguns de nossos educandosé aqui na Escola que eles tem contato com as mesmas.
Cabe a nós educadores fazer desse contato o mais proveitoso possível.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

COMENTÁRIO DO CURSO

Como cursista, deixei a desejar, por falta de tempo, conhecimento.
Com certeza, aprendi vários coisas novas, vários macetes, estratégias, que posso estar utilizando para enriquecer a minha prática pedagógica.
É mais um recurso que temos a nossa disposição, agora é aproveitar as oportunidades (tempo disponível, e internet funcionando) para conhecer cada vez mais, podendo fazer maior e melhor uso daquilo que aprendemos.

CONTRIBUIÇÕES DO COMPUTADOR

Como o computador contribui na transformação da escola, da aprendizagem e da prática padagógica.
Sou da opinião de que qualquer ajuda é bem vinda.
As tecnologias chegaram, podemos até dizer, invadiram espaços, antes entendidos como de domínio nosso.
Para poder fazer bom uso das mesmas preciso em primeiro lugar me dedicar a entender, realmente saber, de que maneiras posso usar o computador, por exemplo, como meu aliado, já que a era informatizada está aí, presente no dia a dia de vários educandos, até bem mais do que no meu.
Já se foi o tempo, do meu aluno precisar comprar uma enciclopédia inteira. Hoje ele vai na Internet e pesquisa o tema solicitado.
Penso que com certeza, todos os segmentos só tem a ganhar, quando as coisas funcionam.
Infelismente nem sempre conseguimos alcansar nossos objetivos, pois estamos tratando de máquinas, e máquimas também deixam de funcionar.

terça-feira, 12 de maio de 2009

TUDO SE FAZ POSSIVEL

O homem as vezes insiste em dizer que certos projetos são impossíveis. Mas aparecem pessoas que provam que quando se tem objetivo e percistencia, os sonhos se tornam realidade. As tecnologias fazem-se presentes em nossas vidas porém deixam do lado de fora inúmeras pessoas que não tem oportunidade de inserir-se neste contexto. A escola é um veículo importante para mediar este conhecimento e diminuir assim o número de analfabetos digitais que temos em nossa sociedade.